Por dentro da história: Death Note

23:51


Hoje trouxemos algumas possíveis comparações do anime Death Note com algumas mitologias e até mesmo princípios do cristianismo. As comparações são feitas, principalmente, com trechos das aberturas do anime.


 Esta é uma cena representativa de uma das imagens que pode ser vista na primeira abertura do anime. Uma comparação clara que podemos fazer é em relação ao quadro de Michelangelo, A Criação de Adão. Podemos pensar de forma análoga que Ryuk foi quem criou o Kira. Ainda, pela história do cristianismo, Deus criou Adão e Eva e lhes foi ordenado que não comecem da árvore da vida. Até que uma serpente ofereceu uma maça à Eva, o que caracterizou o pecado original e a queda do homem. Na figura acima, podemos pensar na maça como tal símbolo, e Ryuk sendo a serpente.


A maçã possui vários significados como imortalidade, conhecimento e liberdade. No cristianismo podemos vê-la como simbolo da sedução e do desejo, causando o que seria o pecado original de Light, ao usar o Death Note. Na mitologia grega, Héracles, colhe três maçãs de ouro da "Árvore da Vida" no Jardim das Hespérides e quem as comer, nunca mais teria fome, sede ou enfermidades, fazendo analogia com a imortalidade.


 O corvo vem associado ao símbolo da morte, da solidão e do azar. Além disso, podemos perceber associações com a magia e bruxaria. Na Mitologia Grega, o corvo era consagrado a Apolo, Deus da luz do Sol, e para eles essas aves desempenhavam o papel de mensageiro dos deuses visto que possuíam funções proféticas. Por esse motivo, esse animal simbolizava a luz uma vez que para os gregos, o Corvo era dotado de poder a fim de conjurar a má sorte.
Algumas características desses animais é que eles representam a encarnação do mal em algumas culturas europeias. Conseguem imitar a voz humana. Eles têm empatia uns com os outros e são extremamente inteligentes.

Podemos perceber algumas dessas características em Light, já que ele age como um mensageiro, dotado de um poder que lhe faz parecer um Deus e que vive num plano superior, a que só ele pertence, uma vez que ele pode decidir como e quando as pessoas "devem" morrer.

 A rosa azul não existe naturalmente. É geralmente descrita na literatura como símbolo de amor e prosperidade aos que a procuram. Em algumas culturas, a rosa azul tradicionalmente significa mistério, a busca ou o alcance do impossível. Acredita-se que elas tragam ao dono juventude ou a realização de um desejo. Na segunda abertura, a rosa azul aparece junto ao Death Note, o que casa bem com o significado de realização de um desejo, que seria as vontades de Kira ao ter tal "poder" em suas mãos.

 Existem diversos outros fatores, como a aparição de crucifixos e do som de sinos durante o episódio 25, que também são associados ao cristianismo. Assim como quando L lava os pés de Light em tal episódio, fazendo referência à cerimônia do lava pés, contada na Bíblia, quando Jesus lava os pés de seus discípulos demonstrando honra para com eles. L limpa os pés de Light pouco antes de sua morte. E apesar dali ele não representar o papel de Cristo, podemos pensar como uma forma de demonstração de que ele repeitava e admirava Light.

 E para finalizar, a traição que também nos é contada na Bíblia quando Judas trai Jesus e o leva a ser crucificado, Teru Mikami também comete uma traição e isso acarreta em Near descobrir o verdadeiro Death Note e chegar cada vez mais próximo de Light. Interessante, não? 

Você também pode gostar

0 comentários

- Aproveite este espaço para conversar conosco. As guardas estarão monitorando e moderando seus comentários para evitar que não sejam lidos e também evitar comentários desrespeitosos;

- Deixem sempre o link de vossos blogs nos comentários para que nós e outras pessoas possam visitar;

- Caso queira entrar em contato sobre o blog use o nosso e-mail (ruadasbegonias@gmail.com).

Siga o blog

Acompanhe pelo facebook

Conheça outros blogs