Plágio de animes?

19:02


 Hoje viemos falar sobre plágio de animes. Já li e ouvi em vários lugares pessoas dizendo "tal anime plagiou tal anime" e isso me fez parar para pensar, então resolvi fazer um post com minha opinião sobre o assunto. Espero poder debater mais sobre isso com vocês, portanto, depois de ler minha opinião, deixe a sua dizendo se concorda ou não comigo, vou te esperar!

 Quantas vezes você já teve um dejavu assistindo algum anime (seja na história, nas características e/ou físico dos personagens, cenário, etc..)? Garanto que vários, não? Pelo menos, acho que 80% dos meus dejavus foram assistindo animes. Por isso não concordo em dizer que qualquer coisa que seja parecida em algum anime, seja plágio de outro, porque se for assim, praticamente todos os animes que eu já assisti plagiaram outros. 


 Tente pensar em uma história do nada, agora! É difícil, não? E mesmo que você consiga, provavelmente alguma parte da sua história tem relação com outra já feita, e isso é totalmente normal porque criamos histórias em cima do que já vimos/lemos. Vamos pensar assim, se você não soubesse o que é uma sereia e alguém te pedisse para desenhar uma, provavelmente não faria nada. Mas se pedir para quatro pessoas que já viram fotos ou têm uma ideia do que seria uma sereia, provavelmente os desenhos seriam muito semelhantes. O mesmo ocorre em várias histórias, tanto no enredo quanto nos personagens, porque isso significa que todos têm um senso comum, que nada mais é do que a compreensão do mundo ou de aspectos dele resultante das experiências acumuladas por um grupo social. E pode não parecer, mas é extremamente difícil criar um personagem ou um ser totalmente diferente de tudo o que você já viu. Tanto é, que mudando um pouco de assunto, mas não indo tão longe, estudos confirmam que nosso cérebro não é capaz de inventar rostos. Todas as feições com as quais sonhamos são de pessoas reais – quer você se recorde delas ou não.

 Existem também os famosos clichês, que usando no sentido figurado dizem respeito a repetições que já perderam a originalidade. E em animes é muito comum que isso ocorra porque muitos deles já estão enraizados em alguns tipos de histórias que seguem mais ou menos o mesmo conceito. Isso também ajuda a identificar um padrão.


 Tudo isso faz com que muitas comparações e muitas críticas sejam feitas entre animes, e antes de tachar de "plágio" algum anime, pesquise um pouco sobre a história, sobre os autores. Algumas vezes, personagens parecidos podem ter sido desenhados muito semelhantes por mera coincidência, ou como é o caso dos animes Fairy Tail e Rave Master que são de Hiro Mashima, e existem personagens muitos semelhantes nos dois simplesmente porque são do mesmo autor, ele os criou e quis que fosse assim. Tanto é que existe um crossover de Fairy Tail x Rave Master em um OVA onde uma das cenas é a da foto acima. Outra coisa que pode acontecer é a pessoa ter sua arte muito restrita, sempre com os mesmos traços ou nunca evoluindo. E claro, pode ser também de propósito. Outros animes em que acontece algo semelhante aos citados acima é Samurai Champloo e Cowboy Bebop que são do escritor Shinichiro Watanabe.

 Claro que alguns animes podem ter copiado ideias de outros, mas eu recomendo que pesquisem antes de sair falando algo que muitas vezes você acha que é, mas na verdade não. E antes de desistir de algum anime por conta das comparações, que sim, são inevitáveis em muitos casos, tentem não se apegar a isso, deem uma chance. 

Você também pode gostar

1 comentários

  1. O TV Tropes é um excelente site para isso, para alguns, o site estraga a magia do entretenimento, outros acham incrível, há até roteiristas que admitem usar o site.

    ResponderExcluir

- Aproveite este espaço para conversar conosco. As guardas estarão monitorando e moderando seus comentários para evitar que não sejam lidos e também evitar comentários desrespeitosos;

- Deixem sempre o link de vossos blogs nos comentários para que nós e outras pessoas possam visitar;

- Caso queira entrar em contato sobre o blog use o nosso e-mail (ruadasbegonias@gmail.com).

Siga o blog

Acompanhe pelo facebook

Conheça outros blogs