A censura nos animes

09:00


 A censura ocorre para proteger um determinado público de enxergar algo que não é considerado apropriado para ele. Quando os animes começaram a se espalhar pelo mundo, sendo em sua maioria crianças os assistindo, muitas cenas foram redesenhadas ou completamente cortadas. Confira:

 Um dos reis das censuras em anime é Dragon Ball, que teve em quase todos os cortes uma boa justificativa: a conotação sexual. Cenas envolvendo a personagem Bulma com as roupas de baixo expostas (ou até mesmo sem elas), inúmeras falas alteradas, Mestre Kame e sua mão boba, entre outros... Dragon Ball teve as maiores censuras no Brasil pelo Cartoon Network. Cenas de violência consideradas comuns para o anime também foram mascaradas, com um borrão sobre o sangue ou elementos literalmente retirados da cena, como facas atravessando as costas de um personagem.



 Naruto é outro nome que teve censura em suas cenas de violência. Em sua exibição no Brasil pela SBT e pelo Cartoon Network, várias cenas foram modificadas por conterem muito sangue, tendo parte dele ou todo removido. E isso quando não simplesmente deletaram cenas. Quem lembra da terceira etapa do exame chuunin no SBT? Corte atrás de corte, não dava pra entender. Em outros países a censura também passou por cima de feridos, cadáveres, armas e expressões. A espada de Zabuza foi ridiculamente apagada da imagem tirando o sentido de sua existência. Veja:


 Da mesma forma que os anteriores, One Piece também teve símbolos icônicos transformados para não chocar o público. Como exemplo temos o personagem Sanji e seu cigarro sendo substituído por um pi-ru-li-to... Sem comentários.


 Ok, Terra Formars é um anime bastante violento e quem não tem estômago não vai conseguir assistir até o final, mas as cenas de violência foram grotescamente censuradas e esse fato fez o público perder o interesse. Particularmente estava ansiosa para assistir, mas quando vi que a censura era neste nível acabei desistindo:


Felizmente uma versão sem cortes já foi lançada

 Cavaleiros do Zodíaco teve censura em suas cenas mais adultas envolvendo nudez e mutilação. Um episódio famoso é o que explica a origem de Lucifer e uma bíblia é queimada. Essa cena, bem como outras tantas, não foi bem aceita por uma maioria de cristãos e foi cortada em sua primeira exibição mundo a fora. Posteriormente as cenas não tiveram alteração e os telespectadores puderam notar as bizarrices da censura.

 Pokémon também teve diversos episódios censurados. Como exemplo temos o episódio "Férias em Acapulco" que foi banido por mostrar James, da Equipe Rocket, com um corpo feminino - apesar de não ser a primeira vez que os animes fazem esse tipo de coisa, não é mesmo?

 Outro episódio banido (e famoso por isso) foi "Porygon, O Soldado Elétrico", que chegou a causar epilepsia em muitas crianças. O quadro só aconteceu pois em uma das cenas as luzes vermelhas e azuis ficaram alternando em uma frequência de 12 hertz.

 Outros animes censurados pelos mesmos motivos (violência, conotação sexual, ações inapropriadas): Rosario Vampire, Zatch Bell, Yu-Gi-Oh, Sailor Moon Inuyasha.


 Consideramos justificável a censura em cenas de violência e conotação sexual pois não alteram por completo o sentido da cena. Remover um pouco de sangue ou tampar um decote, por exemplo, são modos de suavizar algo que é predominantemente visto por um público jovem. Sailor Moon teve uma das cenas modificadas pois uma das personagens estava no carro sem o cinto de segurança, uma cena que jamais deve ser repetida na vida real. Mas será repetida por ser vista em um desenho? Depende bastante da maturidade do público que o assiste. Ou seja, a censura tem justificativa, mas nem sempre tem necessidade. Mesmo os jovens não são necessariamente "inocentes".

 Boa parte das censuras escondem características únicas dos animes, visto o caso da exclusão absurda da espada de Zabuza em Naruto. Isto gera desconforto a quem assiste, que quer aproveitar a obra original, independente do que é julgado como proibido para menores. E vocês, o que acham disso tudo?


Créditos: Dorkly

Você também pode gostar

1 comentários

  1. O ultimo anime que assisti com MUITA censura e que chegou a me incomodar foi Berserk 2016, pra quem conhece a obra sabe que não tem como conciliar censura e Berserk kkkkkkkkkkkkkkk apesar de tudo gostei de outros fatores do anime que foi o que me fez manter-me firme vendo.
    https://somaisumaleatorio.wordpress.com/

    ResponderExcluir

- Aproveite este espaço para conversar conosco. As guardas estarão monitorando e moderando seus comentários para evitar que não sejam lidos e também evitar comentários desrespeitosos;

- Deixem sempre o link de vossos blogs nos comentários para que nós e outras pessoas possam visitar;

- Caso queira entrar em contato sobre o blog use o nosso e-mail (ruadasbegonias@gmail.com).

Siga o blog

Acompanhe pelo facebook

Conheça outros blogs