Por dentro da história: Shigatsu wa Kimi no Uso

13:37



 Hoje vim comentar sobre um assunto bem interessante e que poucas pessoas sabem sobre esse anime. Espero que gostem, assim como eu gostei! Aviso que o post tem spoilers sobre o anime, então se você não assistiu ainda, corre lá dar uma olhada e depois venha ler o post!

 Lembram da cena em que Kaori estava no hospital lendo um livro e logo após, ela propõe duplo suicídio para Kousei? Pois bem, esse livro realmente existe e faz um paralelo com a história do anime! O nome do livro é  Ichigo Dōmei do escritor japonês Masahiro Mita, laçado em 1991. E em 1997 teve uma adaptação em filme. O que venho falar é sobre a história do livro, que pode ser lida através desse link em inglês. Se ficou interessado, leiam o post e assim irão identificar vários aspectos em comum com o anime.

Episódio 16 

"Você é mesmo uma pessoa bem estranha, veio para o hospital para me visitar e mesmo assim não disse uma única palavra. Vamos cometer suicídio?". - Episódio 16, quando Kaori cita uma frase do livro.

 Ichigou Domei (いちご同盟) conta sobre um estudante do terceiro ano do ensino médio, Kitazawa Ryoichi que fica surpreso quando a estrela do time de beisebol da escola, Hanegi Testuya, pede-lhe para filmar a sua próxima partida, já que ele soube que a sala de música tinha uma câmera e que Ryoichi sabe como usá-la. De início Ryoichi recusou, mas acaba concordando em ajudá-lo.
 Ryoichi é um pianista, e apesar de sua mãe ser professora, ele não tem aulas com ela. Como ele mesmo diz: “Minha mãe exige perfeição e ritmo acima de tudo. Ela favorece um desempenho mecânico, sem expressão. Os desempenhos de seus alunos soam todos iguais”.
 Com os pais ocupados, e seu irmão mais novo ganhando todo o prestígio, ele vive em seu próprio mundo, começando o terceiro ano com muitas incertezas e achando que o suicídio talvez seja a melhor saída. Ryoichi tem um certo interesse em histórias de suicídio e vive contando sobre artigos e notícias que tenha visto. De certa forma, ele acha que compreende o sentimento de querer cometer um suicídio.

Episódio 03

 Quando Ryoichi vai filmar a partida de beisebol, como havia prometido, Testuya pediu para que Ryoichi focasse nele, e que depois ele explicaria o que estava acontecendo. Quando o jogo acabou, Testuya combinou de se encontrar com Ryoichi em frente ao centro geral de saúde. E foi lá que ele descobriu que a fita gravada era para a amiga de Testuya, Uehara Naomi, que está hospitalizada. Naomi teve recentemente uma de suas pernas removidas quando foi diagnosticada com câncer. Ela está em uma condição muito crítica já que as células cancerosas começaram a espalhar por todo o seu corpo. Embora sua vida parece estar no fim, Naomi ainda vive feliz, com uma grande fé, e isso intriga Ryoichi que começa a ter maiores interesses por ela. A história vai nos mostrando o relacionamento entre os dois e como Naomi ajuda e incentiva Ryoichi com pianista.

Episódio 16

 A amizade dos dois cresce e Ryoichi passa a visitá-la mais vezes no hospital, mesmo que sua cabeça diga que ele deveria focar nos estudos, e parar de visitá-la, pois não quer ver sua amiga morrer.
 Certo dia, ele estava perdido em seus pensamentos, e se indagava porque uma pessoa com uma vida normal iria cometer suicídio enquanto a menina em sua frente que já perdeu uma perna para a doença, ainda luta com todas as forças para sobreviver. E no meio de suas indagações, Naomi interrompe seus pensamentos e pergunta: "Você quer cometer suicídio comigo?". 

 Bom, acho que já deu pra entender que a história é bem semelhante com Shigatsu wa Kimi no Uso onde Kousei seria o Ryoichi, Watari o Testuya e Kaori a Naomi. Se gostaram da história do livro, podem ler no link citado lá em cima, em inglês, e assim poder desfrutar de mais semelhanças entre o livro e o anime!

Você também pode gostar

1 comentários

- Aproveite este espaço para conversar conosco. As guardas estarão monitorando e moderando seus comentários para evitar que não sejam lidos e também evitar comentários desrespeitosos;

- Deixem sempre o link de vossos blogs nos comentários para que nós e outras pessoas possam visitar;

- Caso queira entrar em contato sobre o blog use o nosso e-mail (ruadasbegonias@gmail.com).

Siga o blog

Acompanhe pelo facebook

Conheça outros blogs