A vida de um mangaka pt.2

12:02



 Continuando o post A vida de um mangaka hoje vim falar um pouco sobre os instrumentos mais utilizados para desenhar um mangá! Venha conferir, e quem sabe já sairá daqui direto para uma livraria e começará a treinar!


 Vai da sua escolha querer desenhar à lápis ou lapiseira. O importante é saber qual grafite usar e quando usar. Na tabela acima mostra a diferença dos grafites. Todos são encontrados facilmente em qualquer papelaria. Geralmente o HB é o mais utilizado para os esboços e o 2B para contorno. O resto é você que decide!


 Sobre as canetas, são utilizadas as nanquins, mas precisa ter muita técnica e precisão pois elas produzem linhas uniformes e você pode acabar estragando seu desenho facilmente. As nanquins possuem espessuras de 05, 1, 2, 3, 4, 5 e assim por diante. 


 Os "Bicos-de-pena" ou simplesmente "penas", são pontas metálicas utilizadas para fazer o contorno do desenho a nanquim e são vendidas soltas.
Existem diversos tipos de penas e também diversas grossuras, cada um com seu traço específico e características próprias.


O pincel é um instrumento utilizado para preencher fundos dos desenhos, fazer sombras, contornos, retoques e assim por diante.




 Para a borracha, utilize uma borracha plástica branca. Essa borracha da foto acima é a que eu utilizo nos desenhos, ela é muito boa, porém, deve ser limpa sempre que possível para evitar borrões no papel. Um lápis borracha também é ótimo pois pode ser muito útil para apagar aquelas áreas bem complicadas.
 Muitas pessoas utilizam errorex para arrumar áreas que foram danificadas de algum modo. Mas prefiro ainda fazer os retoques com tinta guache branca. Vai da sua preferência.

 Sobre o papel, pode utilizar um sulfite de 75 gramas se quiser pagar mais barato e começar a treinar, porém, ele amassa muito fácil. Um dos mais adequados para desenhar mangá é o Westerprint de 180 gramas, vendido em blocos nos tamanhos A3 ou A4.

 Lembrando que todos esses instrumentos são facilmente encontrados em papelarias, e a partir daí é só treinar e se divertir! 

[Créditos: estudiosuperarts]

Você também pode gostar

2 comentários

  1. Não desenho mangás, mas já tentei. Ainda sou iniciante rs Não consigo usar lapiseira, uso o lápis mesmo. Eu tinha o 6b, mas minha prima perdeu. Adorei seus materiais! Beijos

    Cherry Cookie

    ResponderExcluir
  2. Não mentira né que os mangás são desenhados a mão? OMG! Fica perfeito! O única mangá que eu li na vida foi o Death Note, fora isso também assisto animes no estilo de Toradora e Doramas, mas confesso, que ainda sou leiga na cultura oriental. Por enquanto. Seguindo aqui hahaha! (:

    Beijos, fica com Deus e boas festas! :D

    Meu cantinho: http://16primaverasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

- Aproveite este espaço para conversar conosco. As guardas estarão monitorando e moderando seus comentários para evitar que não sejam lidos e também evitar comentários desrespeitosos;

- Deixem sempre o link de vossos blogs nos comentários para que nós e outras pessoas possam visitar;

- Caso queira entrar em contato sobre o blog use o nosso e-mail (ruadasbegonias@gmail.com).

Siga o blog

Acompanhe pelo facebook

Conheça outros blogs