As flores do Japão: Sakura

11:46


Uma flor muito conhecida abre nosso especial de flores japonesas: sakura! A flor de cerejeira é apreciada não só no Japão; sua beleza rodou o mundo e hoje encanta os olhares de quem a vê. Além de ser um dos símbolos do Japão tem um festival inteiro para ela conhecido por Hanami, que será explicado no post de hoje.

 Hanami é um costume tradicional japonês de contemplar a beleza das flores, neste caso remetendo às flores de cerejeira, ou sakura. A paixão por estas flores é tão grande que existe até mesmo uma previsão de seu florescimento que é anunciada todo ano pela Agência Meteorológica do Japão. As empresas também aproveitaram a popularidade do hanami para criarem produtos a base de sakura como doces e essências.

 "A tradição em torno da flor nacional símbolo do Japão está calcada em lendas e crenças. Sakura é uma modificação do nome sakuya, proveniente da princesa Kono-hana-sakuya-hime, a qual os japoneses veneravam no topo do Monte Fuji. Acredita-se que as princesa tenha caído dos céus sobre uma cerejeira. Outro aspecto de forte significado do sakura é sua ligação com os samurais. No período feudal, a vida desses guerreiros era comparada à efemeridade da flor de cerejeira, que durava apenas três dias na primavera. Da mesma forma eram os samurais, sempre dispostos a dar suas vidas em nome de seus mestres. Também conhecida como “flor das flores” no arquipélago, hoje o sakura faz parte da padronagem de quimonos e acessórios decorativos." - Nippo Brasil.


Dados interessantes sobre a flor:
- As flores de cerejeira surgem uma vez ao ano entre o final de março e meados de abril;
- Existem os melhores locais para aproveitar a beleza dessas flores - veja em Japão em Foco;
- Seu kanji, "桜", é composto por três ideogramas que significam "árvore", "decoração" e "mulher" - Jardim Japonês.


[Créditos: Imagens, demais links no texto]

Você também pode gostar

0 comentários

- Aproveite este espaço para conversar conosco. As guardas estarão monitorando e moderando seus comentários para evitar que não sejam lidos e também evitar comentários desrespeitosos;

- Deixem sempre o link de vossos blogs nos comentários para que nós e outras pessoas possam visitar;

- Caso queira entrar em contato sobre o blog use o nosso e-mail (ruadasbegonias@gmail.com).

Siga o blog

Acompanhe pelo facebook

Conheça outros blogs