Por dentro da história: Karuta e Chihayafuru

13:14


 Já ouviram falar sobre Karuta? Um jogo muito divertido que é até considerado um esporte. Hoje vou falar um pouco sobre ele e sua relação sobre o anime Chihayafuru. Caso se interessarem sobre o assunto, assistam o anime, aposto que vão adorar!

 Karuta é um jogo/esporte de cartas focado na memorização e na velocidade. Existe vários tipos de jogos, mas no anime Chihayafuru no "Karuta competitivo" é usando o baralho Uta Karuta, onde em cada carta há um poema e ao todo existem 100 poemas.

 Mas além do Uta Karuta, existe o Iroha karua que são cartas do alfabeto, muito utilizado para a alfabetização de crianças e também existe o Hanafuda que possuem apenas fotos de flores. Porém, vou focar o post apenas no Uta Karuta que é o utilizado no anime.


 As 100 cartas são classificadas em Yomifudas e Torifudas. Sendo que as Yomifudas são destinadas ao leitor das cartas, e que são as cartas com desenhos e possuem o poema inteiro escrito nelas. Já as Torifudas são as que ficam com os jogadores, e só possuem a última frase de algum poema que corresponde com uma carta Yomifuda.

 No Karuta competitivo são dois oponentes e são divididas 50 cartas Torifudas (essa 50 cartas são escolhidas aleatoriamente dos 100 poemas). E logo depois, o jogador deve organizar as cartas da maneira que preferir. Depois de organizado as cartas os jogadores tem um tempo de 15 minutos para memorizar o local das 50 cartas em campo (25 para cada jogador). O objetivo do jogo é a cada vez que o leitor ler uma carta Yomifuda você encontre a carta Torifuda correspondente dentre suas cartas e as do oponente e pegue utilizando sua mão, habilidade e rapidez.


 O jogo começa com o 'leitor' recitando um poema de introdução que não faz parte dos 100 poemas. Esta leitura inicial serve para os jogadores terem um primeiro contato com a voz e o ritmo de leitura de quem está recitando. Após a introdução será lido um dos 100 Yomifudas que corresponderá com uma das 50 Torifudas que estão em jogo. Porém, existem outras 50 "cartas mortas" que não estão no jogo, e deve-se tomar muito cuidado com elas.

 O primeiro jogador que tocar na carta em campo correspondente ao Yomifuda lido pega a carta e a retira do jogo. Se a carta estiver no lado do oponente você seleciona alguma das cartas em seu campo e passa para ele. Se ambos jogadores tocarem na carta ao mesmo tempo a carta vai para o jogador cuja carta está em seu campo. O intuito do jogo é zerar as cartas do seu lado do campo antes do seu oponente.


 Como existem cartas que os poemas começam com as mesmas palavras, é muito difícil ter certeza de qual carta é a certa. Então um truque é proteger com a mão a carta até ser lida as próximas palavras, porque se você tocar na carta errada será penalizado com uma carta do oponente. Porém, essa técnica também é perigosa, pois como podem ver na foto acima, se o outro jogador for bastante experiente ele pode acabar roubando ela de você, mesmo tendo protegido a mesma.

 É válido "bater" em mais de uma carta, desde que você tenha acertado a carta certa. Existem muitos outros truques, mas cada um cria o seu. Além disso, existem categorias de E a A onde são separados os jogadores em classes e na A estão os mais experientes. E também, se você ganha o torneio da classe C por exemplo, você vai para a classe B e assim sucessivamente, mas se você ganhar na classe A, tem a escolha de desafiar o Rei (se você for homem) ou a Rainha (se você for mulher) para tomar o "trono" deles, e se tornar o melhor jogador do mundo. Vou deixar um vídeo abaixo como um exemplo de jogo, para que vocês entendam melhor.


[Créditos: caiofxddganbatte | sonomama82]

Você também pode gostar

7 comentários

  1. Olá! \o
    Não conhecia esse jogo até assistir Chihayafuru que mostra bastante como funciona, como é jogado e etc...
    É completamente diferente do que estamos acostumados com jogos, mas deve ser bem mais difícil que pensamos, porque além de habilidade exige uma boa memória também. Acho que eu não serviria para jogar isso e.e''
    Gostei bastante de saber sobre *-* Estava com uma saudades imensa daqui! Beijos ~

    sonho-oriental.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá haha Acho que eu também não serviria pra ele, tem que usar muito a memória e é muita pressão, não iria dar certo pra esse jogo D:
      Beijos ♥

      Excluir
  2. Nossa que divertido *O*
    Sabe que eu já tinha ouvido falar mas nunca fui a fundo pra saber como funcionava?
    Adorei demais *O*

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais legal é ver eles jogando, são tão rápidos! Não sei como conseguem kkk

      Excluir
  3. Eu não conhecia esse jogo e nem o anime ;--;
    Mas lendo sobre isso parece divertido, Mas acho que não sirvo para jogar esse jogo e.e' Parece meio difícil e precisa ter uma boa memória, (e é uma coisa que eu não tenho haha' )

    Gostei do post
    Kissus ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O anime é muito bom, se tiver um tempo assista ^-^
      Eu também não sirvo haha Kissu ~

      Excluir
  4. Karita é um jogo incrível, lembro que quando minha amiga assistiu Chihayafuru ela me obrigou a assistir e tentamos aprender a jogar, mas nem preciso dizer que n deu certo né? huehauehua

    Mari e Bru eu lhes recomendei uma tag lá no blog *¬* dá uma olhadinha e responde se der? ela é bem legal *-*
    http://super-candyboom.blogspot.com.br/2015/05/tag-i-love-anime.html

    ResponderExcluir

- Aproveite este espaço para conversar conosco. As guardas estarão monitorando e moderando seus comentários para evitar que não sejam lidos e também evitar comentários desrespeitosos;

- Deixem sempre o link de vossos blogs nos comentários para que nós e outras pessoas possam visitar;

- Caso queira entrar em contato sobre o blog use o nosso e-mail (ruadasbegonias@gmail.com).

Siga o blog

Acompanhe pelo facebook

Conheça outros blogs