A lenda das flores de cerejeira

12:55


  Com o término do inverno, a primavera já chegou no Japão! E a nova temporada de animes está prestes a começar, estão ansiosos pelos novos animes? Algumas coisas boas vem por ai. E hoje vim trazer a lenda japonesa que conta a história por trás das belas flores de cerejeira, espero que gostem!

 A lenda de como surgiram as flores de cerejeira, estão diretamente ligadas à divindade Konohana Sakuya Hime, o qual o nome significa "Princesa do Florescimento das Árvores". Filha do Deus das Montanhas e irmã da Deusa das Pedras, Sakuya Hime rege a terra, a natureza, o fogo e as cerimônias.

 Segundo a mitologia japonesa,  Ninigi, o Deus do mar, teria se apaixonado por Konohana Sakuya, e pediu sua mão em casamento para Oho Yama, pai de Sakuya, que acabou aceitando, pois, apesar de ter oferecido a mão da irmã mais velha de Sakuya, Ywa Naga (a princesa das pedras) Ninigi, o Deus do Mar não aceitou, e por isso, a vida dos seres humanos se tornou curta e fugaz assim como as flores de cerejeiras, ou invés de estável e duradoura como as pedras.  

 Ilustrações de contos originais japoneses

 Eles se casaram, e em uma noite Sakuya engravidou, o que deixou os Deuses desconfiados do filho não ser de Ninigi. A deusa ficou furiosa e foi morar em uma cabana, a qual disse que no dia do nascimento de seu filho, ela incendiaria a cabana, e se o filho nascesse saudável, mostraria que é mesmo de Ninigi. E foi isso que aconteceu, porém, nasceram trigêmeos, Hoderi, Hosuseri e Hoori.

 A lenda tem origens no século VIII. E nos séculos XIV e XVI a Deusa passou a ser associada ao Monte Fuji, que na verdade é um vulcão, e remete à ela e seus filhos terem sobrevividos as chamas. Além disso, os agricultores empregavam flores em seus rituais para pedir aos deuses que abençoassem as suas colheitas. Eles acreditavam em um folclore popular que contava que a princesa chamada Konohana Sakuya Hime caiu dos céus sobre uma cerejeira, e que assim teria se transformado nessas belas e formosas flores. 


 As flores de cerejeira marcam o fim do inverno e a chegada da primavera no Japão. E nessa época de começo de abril é quando a primavera chega no Japão, as flores começam a se abrir, e os festivais chamados de hanami são feitos, onde as pessoas comemoram a chegada da primavera em baixo das árvores de cerejeira, e contemplam as belas sakuras. 

 E esse foi o post de hoje, espero que tenham gostado, até mais!

[Informações: cantinhodosdeuses]

Você também pode gostar

5 comentários

  1. Não conhecia a história por detrás de os japoneses tanto adorarem cerjeiras :3 Acho as flores de cerejeira muitoo bonitas, mas aqui em Portugal elas não são rosadas, são brancas. A espécie do Japão não deve ser igual à de cá '-' Obrigada por partilharem :)

    ResponderExcluir
  2. Acho linda cerejeiras e não conhecia essa lenda, até que gostei, mas me perdi um pouco lá para o meio ( Desculpa, não tou com "cabeça" no momento). Mesmo assim adorei o post.


    Kissus e até logo.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Adorei o post! Uma vez eu tinha escutado sobre esta lenda *-* adoro as lendas japonesas <3
    Quero aproveitar e avisar que te indiquei para uma tag, não sei se vocês respondem a tags aqui no Rua das Begônias, mas deem uma olhadinha ;) <a href="http://prismatic-a.blogspot.com.br/2015/04/tag-100-perguntas-sobre-anime.html>Tag: 100 perguntas sobre animes</a>
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Uma das coisas que me mais me encantam no japão são as cerejeiras *-* A cidade fica encantadora!
    Adorei a postagem! Sempre gosto de saber mais sobre a mitologia japonesa <3

    http://enquantoachuvadissolveacidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que lenda bonita! Acho muito linda as lendas do Japão, são apaixonantes, assim como as flores de cerejeiras, simplesmente maravilhosas. Post muito legal. Bjs

    ResponderExcluir

- Aproveite este espaço para conversar conosco. As guardas estarão monitorando e moderando seus comentários para evitar que não sejam lidos e também evitar comentários desrespeitosos;

- Deixem sempre o link de vossos blogs nos comentários para que nós e outras pessoas possam visitar;

- Caso queira entrar em contato sobre o blog use o nosso e-mail (ruadasbegonias@gmail.com).

Siga o blog

Acompanhe pelo facebook

Conheça outros blogs